Image Map

ULT POSTS



Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Qual melhor tipo de açúcar ? | Reeducação Alimentar

 Olá pessoal, tudo bem? Iniciei aqui no blog o quadro ''REEDUCAÇÃO ALIMENTAR''.  Onde estou falando um pouco da minha experiência nessa mudança de hábitos no dia a dia com relação a alimentação. Clica aqui pra rever tudo. 


Dentre as diversas opções de açúcares disponíveis nas prateleiras dos supermercados, às vezes fica difícil escolher, né? O açúcar refinado, aquele branquinho bonito, é o mais popular e certamente o mais vendido, mas está longe de ser o mais saudável. 
Independentemente de qual tipo você prefira, é preciso ficar atento para não exagerar. “Qualquer tipo, até mesmo a versão light, pode provocar os problemas relacionado ao alto consumo de açúcar, como diabetes e obesidade”.
Aliás, o tipo light, que passa a ideia de ser mais leve, é apenas uma combinação de açúcar comum com algum tipo de adoçante. “Alimentos intitulados como light apresentam 30% de redução em algum componente, não quer dizer que são necessariamente isentos de gordura e calorias”.
Então qual escolher né?? Bora conferir algumas dicas? Vejam abaixo:
 Para chegar a este estado de brancura, o açúcar recebe diversos aditivos químicos que buscam melhorar seu gosto e aspecto, mas que levam consigo a maioria dos nutrientes. Para se ter ideia, 100 g de açúcar mascavo, o mais puro de todos, contêm 85 mg de cálcio, 29 mg de magnésio, 22 mg de fósforo e 346 mg de potássio, enquanto a mesma quantidade de açúcar refinado tem 2 mg de cada nutriente.
Na primeira parte do processo de fabricação do açúcar, a cana é moída para que o caldo doce seja extraído. O caldo é aquecido para retirar as impurezas e evaporado em seguida, quando vira um xarope e segue para o cozimento, etapa em que aparecem os cristais de açúcar que conhecemos. A adição de produtos químicos acontece na etapa final, o refinamento.

Açúcar mascavo: é o açúcar em seu estado bruto, apresentando uma concentração de vitaminas e minerais maior do que os outros tipos. Tem um sabor mais acentuado devido aos resíduos de melaço.
Açúcar demerara: passa por um leve processo de refinamento, por isso apresenta coloração marrom-clara e grãos grandes. Utilizado na Europa como açúcar de mesa e produzido nas Ilhas Maurício a partir de cana-de-açúcar cultivada em rico solo vulcânico.
Açúcar refinado e cristal: passam por um refinamento realizado em três repetições, no qual toda substância que não é sacarose é eliminada. Ambos têm baixa concentração de minerais e diferem apenas no tamanho do grão.
O açúcar de beterraba, muito utilizado nos Estados Unidos, apresenta estrutura idêntica ao açúcar refinado.
Açúcar de confeiteiro: o açúcar refinado moído, para ficar mais fino.
Açúcar jaggery: produzido na Índia rural, é marrom-escuro e por passar um procedimento de fervura apresenta sabor mais forte e sabor mais doce do que a sacarose pura.

Orgânico: não são utilizados ingredientes artificiais em sua composição. Assim como o mascavo, não passa pelo mesmo processo de refinação que o açúcar cristal e refinado, por isso também é mais escuro, mas mantém mais vitaminas.

Light: é resultado da combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais. É menos calórico, mas também tem menor sabor. Por isso, é preciso cuidado para não usar grandes quantidades e acabar perdendo o benefício das calorias a menos.

Frutose: é o açúcar extraído de frutas e do milho. Muito mais doce que os anteriores, esse tipo de açúcar, apesar de ser natural, tem menos vitaminas que os outros.

Açúcar do coco super sustentável, tem um índice glicêmico baixo, o açúcar dele é lentamente absorvido, que não gera pico de glicêmia, reduz captação de gordura e a fome. É rico em vitaminas do complexo B, potássio, zinco, magnésio e ferro.


Mel, é uma fonte natural, e ele tem uma ação maravilhosa para a flora intestinal, ou seja, ela ajuda no crescimento das bactérias do bem de nosso intestino. Além disso ajuda a diluir o muco, melhorando gripes e resfriados.


Calda de Agave: O agave, planta de origem mexicana é capaz de adoçar suas receitas de forma natural e saudável. Tem o poder adoçante maior que o açúcar e de baixo índice glicêmico, o que permite sua utilização por diabéticos controlados. Seu poder de adoçar é três vezes maior que o açúcar comum e por isso não é necessário usá-lo em grandes quantidades nas preparações. Além disso, o agave orgânico é boa fonte de minerais, como ferro, cálcio, potássio e magnésio.

Adoçantes: Os adoçantes podem ser divididos em dois grandes grupos: os adoçantes artificiais, indicados para diabéticos, e os adoçantes naturais, para consumidores em geral. Se a opção for pelos adoçantes, no lugar de quantidades moderadas de açúcar, as pesquisas apontam que os adoçantes naturais, como stévia e sucralose são mais seguros. De qualquer forma, também devem ser usados com moderação.

Adoçantes Naturais: Em geral, são compostos por açúcares dos mais variados tipos (frutose, glicose, sacarose, etc). Os mais nutritivos têm também quantidades significativas de minerais como ferro e cálcio. Existe também a planta stévia, que pode ser utilizada para adoçar diversas preparações, proporcionando valor energético muito baixo.

Adoçantes Artificiais: Também conhecidos como edulcorantes, foram criados para diabéticos. Apesar de não terem calorias, contêm diversos aditivos químicos, alguns deles comprovadamente prejudiciais à saúde a longo prazo. Os adoçantes artificiais podem prejudicar a saúde porque não são reconhecidos pelo organismo, logo precisam ser eliminados, gerando sobrecarga do fígado e dos rins. Estudos apontam que o excesso destas substâncias podem causar alterações genéticas e até mesmo alguns tipos de câncer.


Eu tenho usado o açúcar mascavo, o demerara, o light e mel rsrs.
Não ceda às tentações e não desanime. Saiba que poderá contar comigo viu lindonas por um corpo e uma saúde melhor. Toda semana quero trazer um post com dicas diferentes pra ajudar quem quer começar essa mudança de vida.  Espero que tenham gostado, bjim pink e t+!!
Ah me contem como é a alimentação de vocês??  Tô curiosa, me contem..... bjim pink


4 comentários :

  1. Oi Paloma, descobri seu blog por um vídeo, decorando a cozinha...me inspirei bastante.
    e fiz um blog também, já tive vários mais nada a ver com nada, agora estou firme, publicando coisas legais.
    adoro seus videos, beijo

    ResponderExcluir
  2. Pah eu sei qual é sua cidade, reconheci nas "fotos com uns peixinhos", bem perto da minha...hauhaua
    Adoro seu canal, sou noiva e sua rotina me inspira! Bjim

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e sugestão!!
obrigada, bjiiim! ;D

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. LAYOUT POR AGÊCIA CLICK MARKETING