Image Map

ULT POSTS

19 fevereiro 2015

Diferença entre LIGHT, DIET, INTEGRAL e ZERO? | Reeducação Alimentar

Olá pessoal, tudo bem? Há uns dias iniciei aqui no blog o novo quadro ''REEDUCAÇÃO ALIMENTAR''.  Onde estou falando um pouco da minha experiência nessa mudança de hábitos no dia a dia com relação a alimentação. Clica aqui pra rever tudo.

Com a variedade de opções nas prateleiras dos supermercados nossas dúvidas sobre os alimentos ficam pairando pelo ar, né? Para ajudar, hoje vou falar um pouco sobre os alimentos light, diet, integrais, zero e suas diferenças e indicações. Lembrando que é de extrema importância prestar atenção nos rótulos e nas porções consumidas.
LIGHT
Muitas pessoas ainda pensam que os alimentos light são aqueles que apresentam apenas menos gordura em sua composição. Porém, segundo o Regulamento do Ministério de Saúde, os alimentos light devem ter no máximo 40kcal/100g em produtos sólidos. No caso de bebidas, a proporção é de até20kcal/100ml. Ou, para que um  alimento seja considerado light, a redução deve ser de no mínimo 25% no teor de determinado nutriente ou teor calórico em relação ao similar convencional. O produto ao qual o alimento é comparado deve ser indicado no rótulo. A grande vantagem do alimento light é que ele muitas vezes contém menos  gordura, açúcar, porém tem mais sódio.
Indicação: 
Para quem necessita reduzir açúcar, sal ou gordura. Ou seja, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não são indicados apenas em dietas hipocalóricas mas também para indivíduos que necessitam de REDUÇÃO de algum desses componentes.
Cuidados:
Nem todo alimento light é próprio para emagrecimento. A redução calórica em certos alimentos é muito pequena. Além disso, é importante saber a quantidade e o momento em que pode ser consumido. O consumo em excesso pode ser prejudicial se comparado ao consumo moderado de algo que não é light.

DIET

Possui isenção de açúcar, proteína e/ou gorduras.
Indicação:
Para portadores de doenças metabólicas, como diabetes ou fisiológicas específicas. Precisam de alimentos especialmente formulados, que eliminam ou substituem algum componente como o açúcar (diabéticos) ou o sal (hipertensos).
Cuidados:
Alimentos diet podem ter valor calórico maior que os tradicionais. Nem sempre são úteis para perda de peso. Devem ser usados com indicação de um nutricionista.

 INTEGRAL

Os alimentos integrais por não passarem pelo processo de refinamento, mantem suas características originais. São muito ricos em fibras, vitaminas (especialmente as do complexo B) e minerais (ferro, selênio, fósforo e magnésio).
Indicação:
As fibras são bastante importantes para o ótimo funcionamento do intestino (aumentam o bolo fecal e facilitam o trânsito intestinal) e dão sensação de saciedade o que reduz a vontade de comer.
É preciso atenção pois muitos produtos ditos integrais, na verdade tem um percentual de farinha integral pequeno misturado a  branca. Para saber se possui mais farinha integral que branca, basta olhar no rótulo a lista de ingredientes  que é feita na ordem decrescente ( aquele que vem primeiro está em maior quantidade). Já existem algumas marcas que possuem 100% de farinha integral.

ZERO

Definição: Ele indica  isenção de algum nutriente em comparação com a versão tradicional. Se a isenção for de açúcares, o produto ainda deve apresentar valor calórico reduzido.
Indicação: 
De modo geral, é semelhante ao dos alimentos light.
Cuidado: Somente quando o alimento é zero por isenção de açúcares ele pode ser consumido por portadores de diabetes.



Em resumo, a escolha mais adequada para cada dieta é a utilização consciente desses tipos de produtos de acordo com as restrições alimentares de cada pessoa. Uma dica é procurar pelos rótulos que não contenham gorduras como as “trans” saturadas e colesterol, e também optar sempre por aqueles que são ricos em fibras e vitaminas.


Eu tenho usado muito produtos integrais, lights e tenho gostado muito. Mas sempre olho bem os rótulos pra não levar pra casa gato por lebre, rsrs.
Não ceda às tentações e não desanime. Saiba que poderá contar comigo viu lindonas por um corpo e uma saúde melhor. Esse é o nosso mais novo quadro aqui do blog, toda semana quero trazer um post com dicas diferentes pra ajudar quem quer começar essa mudança de vida.  Espero que tenham gostado, bjim pink e t+!!

Ah me contem como é a alimentação de vocês??  Tô curiosa, me contem..... bjim pink

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestão!!
obrigada, bjiiim! ;D



Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *